AÇÃO DE SAÚDE

Academia da Força Aérea promove campanha de saúde bucal

Mais de 1.000 crianças foram beneficiadas com a ação
Publicada em: 04/05/2023 19:32
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Chayanne
Edição: Agência Força Aérea

A  Academia da Força Aérea (AFA) promoveu, entre os dias 25 e 28/04, uma ação de saúde bucal, que beneficiou mais de 1.000 crianças, na faixa etária de 0 a 13 anos, de cinco escolas de Pirassununga (SP). A programação contou com palestras sobre o modo adequado de proceder a higienização bucal e evitar lesões de cárie e inflamação na gengiva.

Na oportunidade, a Tenente Dentista Ana Luísa Botta Martins de Oliveira, Odontopediatra do Grupo de Saúde de Pirassununga (GSAU-YS), comentou que a prevenção tem se mostrado a melhor forma de controle das doenças visando a promoção de saúde e a educação. "É notório o papel que o ensino desempenha como agente de transformação social e permite que conceitos sejam aprendidos e hábitos saudáveis sejam incorporados ao cotidiano do cidadão em formação, evitando a necessidade de tratamentos invasivos”, pontuou.

Para atrair a atenção de um público tão diversificado, a Tenente Dentista Botta utilizou atividades lúdicas com uso de fantoches, macromodelos, música e interação, promovendo a participação ativa com brincadeiras para os menores. Além das abordagens anteriores, também foram divulgados vídeos e uma palestra com uma linguagem mais ampla focando na importância da saúde bucal para os pré-adolescentes. 

Segundo Lorena Borelli Dias, aluna da Escola Estadual Nossa Senhora do Loreto, a ação foi bastante esclarecedora. "Eu não sabia que a falta de higiene bucal poderia nos deixar doentes. Por isso, acho muito importante essa palestra, pois muitas crianças, assim como eu, não sabiam disso e, às vezes, nem escovam os dentes do modo certo”, disse. 

Ainda de acordo com a Tenente Dentista Botta, a aquisição de hábitos saudáveis se dá na infância e se perpetua por toda a vida. "Os pais como educadores devem estar atentos ao crescimento e desenvolvimento de seus filhos orientando o uso correto do fio dental, escovação e hábitos alimentares, uma vez que a saúde bucal é importante também para saúde sistêmica. Além disso, o acompanhamento periódico pelo Dentista é de extrema importância, e essa conscientização resulta em saúde plena”, finalizou.

Fotos: AFA 

imagens/original/45430/Ruth_Ribeiro.jpg